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Remarketing & Retargeting: entenda a diferença e quando usar

O remarketing e o retargeting podem trazer muitos benefícios para o seu negócio, desde o engajamento de clientes e aumento das taxas de conversão até a melhor percepção da sua marca na internet.

No entanto, essas estratégias são constantemente confundidas, fazendo com que os gestores deixem de aproveitar todo o potencial de resultados que as soluções oferecem.

Pensando nisso, neste conteúdo, vamos detalhar o que as diferencia e também dar dicas valiosas de como desenvolver essas estratégias para o sucesso das ações de marketing digital do seu negócio. Continue conosco e aproveite a leitura!

O que é remarketing?

Inicialmente, vamos entender o que é o remarketing. Apesar da semelhança entre as estratégias, essa está relacionada às práticas desenvolvidas para reengajar pessoas que estejam interessadas na marca, utilizando o e-mail marketing.

Isso significa que já são leads ou mesmo clientes, e que esse público já tem um interesse mais claro nos produtos ou serviços que a marca tem a oferecer.

Por exemplo, imagine um cliente que entra no site e navega pelas páginas. Ele adiciona itens ao carrinho, mas abandona a compra antes de finalizá-la. Mais tarde, ele recebe um e-mail convidando-o a concluir o pedido. Esse é um exemplo tradicional de remarketing.

Portanto, essa estratégia consiste no uso do e-mail para interagir e engajar seus potenciais clientes — uma diferença central em relação ao retargeting.

As vantagens dessa estratégia

De acordo com o E-commerce Trends 2017 o remarketing viabiliza um aumento de 11,3 vezes nas visitas do site, além de permitir um crescimento de 3,1 vezes no número de clientes do e-commerce.

Tendo esses dados em vista, a estratégia de remarketing faz toda a diferença nas práticas digitais da empresa. A seguir, destacamos as vantagens de usá-la no seu negócio. Confira!

Engajamento de clientes

O relacionamento entre marcas e clientes não deve ser unilateral, de forma que é essencial buscar canais para interação para que uma estratégia de fidelização de clientes seja viável.

O remarketing funciona como um canal que permite esse engajamento com o cliente e aumenta as chances de retenção, pois, além de impactar novamente o consumidor, ainda faz com que ele se mantenha ativo.

O engajamento de clientes via e-mail marketing faz com que eles retornem ao site, aumentando o tempo de navegação e, em muitos casos, elevando as vendas em si.

Percepção da marca

Quando um consumidor compra de uma empresa, ainda que a experiência dele seja positiva, a construção de um relacionamento dependerá dos esforços da marca em manter o contato ativo.

Caso ele nunca mais interaja com a empresa, a tendência é iniciar o processo de compra do zero na próxima vez. Por outro lado, se ela mantém o relacionamento ativo usando o e-mail, há mais chances de que ele a procure quando tiver interesse em algum produto, pois teve uma impressão melhor sobre a marca.

Conversão

Uma estratégia de remarketing pode destacar um carrinho abandonado ou mesmo convidar o consumidor a conhecer uma nova linha de produtos, entre outras ações. Em todas elas, essa solução viabiliza que o usuário retorne ao site e tenha uma nova oportunidade de comprar, aumentando a taxa de conversão do site.

O que é retargeting?

Agora que você já sabe do que se trata o remarketing, pode estar pensando: e o retargeting? Ele consiste em mostrar anúncios segmentados aos usuários que já interagiram com a marca, seja no site, seja em outros canais diversos, como ferramentas de busca, sites parceiros e redes sociais.

Imagine novamente um visitante que acessa o seu e-commerce. Quando ele realiza essa ação, o site (que deve estar corretamente configurado para essa estratégia) instala um cookie no navegador e, com isso, a marca consegue coletar os dados de navegação do usuário.

Caso ele acesse uma página de produto, mas não finalize a compra, o retargeting permite encontrá-lo depois, acionando o cookie.

Assim, ferramentas como o Google Ads e o Facebook Ads sabem qual anúncio mostrar, de acordo com o comportamento previamente demonstrado. A estratégia permite realizar uma alta segmentação dos anúncios, o que aumenta a efetividade dela.

Uma questão importante e que motiva a confusão entre os conceitos é que, no Google, a ferramenta de retargeting é chamada de “remarketing”, aumentando as dúvidas na compreensão das estratégias, só que elas são distintas e servem a objetivos diferentes.

Os benefícios de usar essa solução

Assim como o remarketing, o retargeting também oferece diferentes benefícios que fazem da estratégia uma das mais recomendadas para negócios de diferentes segmentos. Entre eles, podem ser destacados os seguintes.

Vendas

Ao impactar novamente um usuário que já demonstrou interesse prévio pela marca ou por um produto específico, a empresa tem chances reais de aumentar as vendas.

Para que esse objetivo seja alcançado, entretanto, é essencial uma estratégia bem segmentada, fazendo um anúncio compatível com o interesse previamente demonstrado, além de direcionar o usuário para uma landing page relevante.

Custo de aquisição

Quando você sabe quem entrou no seu site e o que esse usuário visualizou, fica muito mais fácil fazer uma campanha mais relevante. Esse conhecimento usado corretamente reduz o custo de aquisição de clientes (CAC).

Em vez de desenvolver uma campanha baseada em palavra-chave ou perfil do público, o retargeting direciona os anúncios de acordo com o comportamento de compra, aumentando a eficiência da estratégia.

Branding

O branding, que é como os usuários percebem a marca, é um dos fatores de construção de relacionamento beneficiados por uma estratégia de retargeting. A solução permite que os usuários vejam que sua marca tem presença ativa na internet, melhorando a percepção sobre ela.

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Equipe da Tec Software

Equipe da Tec Software

Este conteúdo foi escrito pela equipe da Tec Software, composta por especialistas.

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