Nesta Segunda-Feira (4 de outubro de 2021) foi um dia para pensar no impacto das redes sociais nas nossas vidas!
Uma falha derrubou toda a família de aplicativos da empresa Facebook, incluindo o WhatsApp e o Instagram, que somam mais de 3 bilhões de usuários. Mas a empresa de Mark Zuckerberg é tão grande que a queda afetou toda a estrutura da internet.
A internet e sua conexão gera problemas!
Assim que o Facebook, o WhatsApp e o Instagram saíram do ar, por volta das 12h50 desta segunda-feira (4), o DownDetector identificou um pico de relatos de instabilidades em outros serviços, como o Telegram, o Twitter, o Gmail e as quatro maiores operadoras do Brasil, Claro, Oi, TIM e Vivo. O comportamento foi semelhante em outros países.
Em outras palavras, a queda de um serviço do tamanho do Facebook gera um efeito em cascata por toda a internet.
Por que o Facebook caiu?
Alguns especialistas já dizem que se trata de um problema do tipo DNS, uma falha no servidor da empresa. Isso significa que, quando o usuário busca pelo domínio dos sites – ou os acessa pelos aplicativos – é como se aquele endereço não pudesse ser encontrado pela internet.
Depois de quase cinco horas de interrupção, o jornal americano “The New York Times” afirmou que o Facebook estava enviando uma equipe para tentar fazer a recuperação dos sistemas manualmente.
Para o professor de Ciência da Computação, Rodrigo Izidoro Tinini, do Centro Universitário FEI, o possível problema no DNS pode justificar a queda. Como um tradutor, o DNS (Domain Name System) transforma o endereço do site que buscamos em um código de busca na internet, relacionado ao seu domínio.
“O protocolo DNS associa nomes de domínio a endereços IPs. Se o serviço de DNS estiver indisponível e não for possível traduzir nomes de domínio para endereços IPs, não será possível endereçar nossas solicitações pela internet, o que nos impede de acessar sites e serviços. Em cenários em que vários serviços estão integrados em uma mesma plataforma, problemas nessa plataforma irão afetar todos os serviços integrados a ela”.
Ações do Facebook em queda 📉
Com a queda, as ações do Facebook também caíram. Embora outras empresas de tecnologia também tenham visto o movimento, a retração do Facebook é maior. ´
Em 3 horas, com a queda global de todos os serviços do Facebook, incluindo Instagram e WhatsApp, o CEO e cofundador da rede social Mark Zuckerberg perdeu US$ 7 bilhões. Com o prejuízo, a fortuna de Zuckerberg se desvalorizou e o presidente da plataforma caiu na lista de pessoas mais ricas no mundo, segundo a Bloomberg.
E não parou por aí, a rede social chegou a ter queda de 5,3%, mas fechou o dia com redução de 4,89%, a maior desde novembro do ano passado. A queda ocorre numa onda de retração das ações de empresas de tecnologia, mas a rede de Zuckerberg ficou abaixo do patamar das concorrentes, que viram reduções no valor dos papeis de 2,8%.