Manter um bom relacionamento com os consumidores, apresentar todos os produtos que sua marca oferece e vender pelo WhatsApp é uma tarefa difícil, mas não impossível! Afinal, o aplicativo de mensagens oferece uma série de recursos que podem ajudar você a otimizar sua comunicação e ficar mais próximo de leads e clientes.
Porque usar o WhatsApp para vender?
Se você usa o WhatsApp apenas para interagir com amigos próximos, pode se perguntar sobre a efetividade dele como um canal de marketing. Mas saiba que, com o passar dos anos, a própria empresa trabalhou em atualizações para ajudar pessoas que buscam criar ações de mobile marketing.
Pelo WhatsApp Business, por exemplo, você conta com uma ferramenta de marketing que vai além das conversas e pode criar catálogos de produtos, enviar novidades da sua loja de forma recorrente e muito mais!
Mais de 50 milhões de empresas já utilizam o WhatsApp Business, de acordo com dados da própria rede social. Além disso, em 2020, o WhatsApp já havia ultrapassado a marca de 2 bilhões de usuários no mundo!
É um bom território a ser explorado, não acha?
Crie sua conta no WhatsApp Business
Agora que você já tem uma ideia da importância desse canal para promover seus serviços, é hora entender como vender pelo WhatsApp na prática.
O WhatsApp Business é a versão do aplicativo com foco em empresas. Com ele, é possível inserir mais informações sobre o seu negócio e contar com diversas ferramentas exclusivas, como você vai ver nos tópicos a seguir.
Após baixar o aplicativo (disponível na Apple Store e Google Play Store), basta verificar o número que será utilizado. Se você já usa a versão “normal” do aplicativo, pode transferir o número de telefone para a nova versão. Além disso, é possível usar as duas versões do WhatsApp, desde que cada app esteja vinculado a um número diferente.
8 ações para vender pelo WhatsApp
Quer qualificar suas ações de marketing digital e vender ainda mais pelo WhatsApp? Então, veja abaixo algumas dicas que você não pode deixar de fora!
1 – Crie uma lista de transmissão
O primeiro passo para criar uma comunicação de sucesso no WhatsApp é contar com uma lista de transmissão, ou seja, um grupo de contatos para o qual você pode enviar uma mesma mensagem.
Segundo o WhatsApp, cada lista de transmissão pode contar com 256 contatos. A boa notícia é que não há limite para criação de listas, então você pode criar quantas listas desejar para compartilhar novidades da sua loja, eventos e muito mais!
Assim como no email marketing, você deve criar sua lista de contatos de forma orgânica, seja por meio de formulários de cadastro no site, redes sociais e outros espaços em que promove sua marca. Basta inserir nesses formulários um campo referente ao número de celular dos usuários e, por fim, ser objetivo quanto à finalidade de solicitar esses dados (enviar promoções, conteúdos exclusivos etc.).
2 – Otimize a apresentação do seu perfil comercial
Insira detalhes sobre a sua marca para ajudar os consumidores a terem algumas informações básicas já ao visualizá-la no aplicativo. Na apresentação, é possível informar o endereço do seu negócio, uma breve descrição da marca, site, email para contato e horário de funcionamento.
Essas informações básicas vão ajudar o público a ter alguns detalhes importantes sobre os serviços que você oferece e, acima de tudo, quando sua marca está disponível para atender.
3 – Cadastre mensagens automáticas
As mensagens automáticas vão ajudar você a fornecer informações relevantes sobre seus serviços para o público. Esse tipo de comunicação ajuda você não apenas no processo de vender pelo WhatsApp, mas também para informar sobre outras situações que ocorrem com maior frequência.
Para inserir as mensagens, acesse o menu Mais opções > Ferramentas comerciais e, por fim, indique a mensagem que deseja cadastrar. No WhatsApp Business, você pode cadastrar 3 tipos de mensagens.
- Mensagem de saudação
Uma mensagem de boas-vindas é indispensável para começar um relacionamento de sucesso com os consumidores. Essa comunicação pode ser enviada no momento em que os usuários encaminham mensagens pela primeira vez ou então depois de 14 dias de inatividade na conversa.
- Mensagem de ausência
A mensagem de ausência pode ser usada tanto em horários com maior movimento quanto nos momentos em que sua empresa estiver fechada. No segundo caso, você pode inclusive definir o envio de mensagens automáticas sempre que a empresa não estiver no horário de funcionamento.
- Respostas rápidas
Aqui, lembre-se das dúvidas mais frequentes daqueles que acompanham a sua marca, como por exemplo valores dos produtos, formas de pagamento disponíveis, prazo de entrega etc. Assim, sempre que um usuário questionar algo que cuja resposta você já cadastrou no WhatsApp Business, basta buscar por ela e compartilhar na conversa!
Além disso, você ainda pode cadastrar atalhos que ajudam você a encontrar as respostas que precisa no meio da conversa. .
4 – Organize as conversas por etiquetas
Se você interage com muitas pessoas, nada melhor do que organizar cada conversa de acordo com o tópico abordado ou o tipo de consumidor que está em contato com a sua marca.
As etiquetas podem ser usadas para separar conversas sobre novos pedidos, pagamentos pendentes, novos clientes, entre outros. Você pode inserir até 20 etiquetas em sua conta.
Para classificar suas conversas com etiquetas, faça o seguinte:
- Abra uma conversa;
- Selecione o botão de 3 pontos à direita;
- Clique em “adicionar etiqueta à conversa”;
- Escolha a etiqueta que deseja incluir.
- classificar suas conversas com etiquetas
Você ainda pode gerenciar as etiquetas, editando ou mesmo removendo aquelas que considerar irrelevantes.
5 – Catálogo de produtos
Criar uma vitrine para os produtos que você oferece pode ajudar sua marca a se conectar de forma mais objetiva com os consumidores. Isso porque o catálogo é exibido no seu perfil comercial, com título e campos como descrição, link e código do produto.
Além de compartilhar o catálogo completo da sua marca com as pessoas que já acompanham ela pelo WhatsApp, você pode fazer isso em outros canais, como por exemplo nas redes sociais. Assim, mais pessoas têm contato com os serviços que você oferece e podem acompanhar sua marca.
Você pode cadastrar até 500 produtos no catálogo do WhatsApp Business.
6 – Carrinho de compras no WhatsApp
Em dezembro de 2020, o carrinho de compras foi lançado como um complemento ao catálogo de produtos, apresentado no tópico anterior.
Com este recurso, o usuário pode adicionar os itens que interessam no carrinho de compras enquanto navega pelo catálogo da marca. Depois que ele decidir quais produtos deseja adquirir, basta enviá-los para empresa em uma mensagem para concluir a compra!
Além disso, o consumidor pode iniciar uma conversa com a empresa caso tenha algum tipo de dúvida sobre determinados produtos do catálogo.
7 – Monitore o engajamento do público com as mensagens
Para identificar a eficácia da sua comunicação pelo WhatsApp Business, você pode acompanhar métricas sobre o engajamento do público com as mensagens enviadas.
Os dados sobre o desempenho das mensagens podem ser visualizados no menu Mais opções (três pontos) > Ferramentas comerciais > Mais opções > Estatísticas.
A partir da análise do desempenho das mensagens enviadas, você pode pensar em formas de melhorar a taxa de mensagens lidas, optando por outros tipos de chamadas no topo da mensagem, texto mais objetivo etc.
8 – Pagamento direto pelo WhatsApp
Além da possibilidade de levar os consumidores até a sua loja virtual e finalizar por lá o processo de venda, você pode vender diretamente pelo WhatsApp e dar ao público a chance de pagar no app.
Este recurso, que foi anunciado em 2020 mas que foi liberado pelo Banco Central do Brasil só em 2021, pode ser usado desde que você conecte uma conta Cielo ou tenha um cadastro no Facebook Play.