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ERP e CRM: Por que devo integrar esses sistemas?

Não basta apenas contar com um bom sistema em sua empresa, é preciso adotar uma estratégia para usá-lo e gerar resultados.

Afinal o relacionamento é a palavra-chave que se tornou um divisor de águas para as empresas. Independentemente do segmento, é fundamental ter uma estratégia precisa para se destacar e alcançar resultados.

É por isso que uma das ferramentas que mais vem sendo usada é o CRM. 

A Gestão de Relacionamento com o Cliente, como o termo é conhecido em português, vai muito além de uma plataforma ou um software: é todo o processo utilizado por startups, pequenas e grandes empresas para gerenciar e analisar as interações com clientes, antecipar necessidades e desejos, otimizar a rentabilidade, aumentar as vendas e personalizar campanhas de captação de novos clientes.

Continue lendo e saiba mais sobre as funcionalidades de uma solução de CRM, o que fazem essas plataformas e porque um software ERP não basta para o sucesso do seu negócio.

Porque o CRM é tão importante?

Estamos na era do cliente, da transformação digital, das novas tecnologias. Nesse cenário, o relacionamento também evoluiu, levando a um novo conceito também conhecido como experiência do cliente. Sendo assim o conceito de CRM significa ser centrado no cliente. 

As plataformas de CRM estão na lista das tecnologias corporativas mais importantes e inovadoras disponíveis para empresas. Por quê? Pelo modo como utilizam as informações dos clientes para gerenciar contas, leads e oportunidades de vendas em um único local.

O CRM armazena informações de clientes atuais e potenciais, suas atividades e pontos de contato com a empresa, incluindo visitas a sites, ligações telefônicas, e-mails, entre outras interações.

Logo, a plataforma não é apenas uma lista de contatos elaborada: ela reúne e integra dados valiosos para preparar e atualizar suas equipes com informações pessoais dos clientes, histórico e preferência de compras.

 

Por que o CRM é importante e quais os benefícios?

Um CRM ajuda sua empresa a dispensar os processos obsoletos e o esforço manual para que o seu negócio possa progredir. A plataforma organiza as contas e contatos de forma acessível, em tempo real, acelerando e simplificando o processo de vendas.

Em vez de ficar preso a lembretes em notas adesivas amarelas ou imerso em planilhas, você passa leads para sua equipe de vendas de forma rápida e fácil: cada membro da equipe, independentemente de onde esteja e o que esteja fazendo, está sempre trabalhando com informações atualizadas sobre os clientes e suas interações com a empresa.

Mas isso funciona mesmo nas vendas?

Quando se pensa em CRM para vendas, estamos falando da parte de um CRM que tem como objetivo ajudar sua empresa a vender mais em menos tempo. E de certa forma o CRM faz isso, quando realiza tarefas de forma automatizada para que sua equipe possa focar nas etapas importantes para a conversão de vendas.

O exemplo é o funil de vendas, se você está familiarizado com o termo sabe que representa todo o processo de fechamento de um negócio, desde o momento da captação até a conversão final. 

Com o CRM você extrai da melhor maneira a eficácia do funil de vendas, controlando e registrando informações relevantes dos clientes. 

O CRM nas vendas se torna uma solução para auxiliar na gestão do pipeline e otimizar todo esse processo de captação de oportunidades, negociação e fechamento de vendas de forma rápida, organizada e bem definida.

Por que os sistemas ERP e CRM devem trabalhar juntos?

Depois disso tudo você pode estar pensando em usar apenas o CRM, mas ambas as ferramentas, ERP e CRM, são fundamentais nas atividades diárias das empresas, e não só podem como devem trabalhar juntas. A integração entre sistemas têm impacto na organização como um todo.

Integrando-se com o departamento financeiro, o setor comercial pode concretizar negociações de vendas com mais agilidade e segurança. O contato com clientes estabelecidos e novos leads também só tem a ganhar, a partir da implementação de uma estrutura padronizada e otimizada das rotinas administrativas.

Outros bons exemplos da integração entre ERP e CRM são os pedidos de compras feitos ao setor comercial, que caminham ao mesmo tempo para o estoque e permitem ganhar tempo na separação e entrega dos itens, em um fluxo de informações claro e objetivo.

Indicadores de desempenho de produtividade e de vendas permitem uma visão mais ampla ao gestor, que acompanha em detalhes os pontos positivos e processos que precisam ser melhorados dentro da empresa, com estratégias alinhadas à meta da organização.

O time de vendas se mantém atualizado sobre mudanças internas como novas formas de precificação, e os processos internos podem se adequar à melhor forma de atuação dos vendedores em uma troca rica e cuidadosa.

Como o Myheaven pode ajudar você?

A partir do primeiro contato com um cliente potencial até o relacionamento com uma conta antiga, o CRM ajuda as empresas a ter sucesso em cada aspecto do atendimento ao cliente.

E com a funcionalidade CRM integrado ao nosso ERP (Myheaven), você consegue conectar-se com os seus clientes de uma maneira totalmente nova: construindo relacionamentos mais significativos e duradouros, conheçendo melhor as necessidades dos clientes, identificando novas oportunidades para ajudá-los, resolvendo os seus problemas mais rapidamente e implantando aplicativos centrados no cliente em segundos. Com uma visão única de cada interação com o cliente, você pode vender, atender e divulgar como nunca antes.

Além de ter todos os outros benefícios que um sistema ERP pode proporcionar ao seu negócio.

Você quer entender melhor essa proposta? Converse agora mesmo com um de nossos analistas e veja como podemos integrar CRM e ERP para gerar vantagens competitivas ao seu negócio!

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Equipe da Tec Software

Equipe da Tec Software

Este conteúdo foi escrito pela equipe da Tec Software, composta por especialistas.

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