A inteligência competitiva está diretamente associada à análise competitiva e de dados estratégicos, tanto acerca de concorrentes diretos e indiretos quanto em relação aos processos e agentes internos à organização.
Essa capacidade de analisar estrategicamente todas as vertentes que influenciam o resultado dos negócios permite tomar decisões mais acertadas em qualquer momento.
Além disso, oferecer produtos e serviços mais adequados e com aspectos competitivos que possibilitam a empresa liderar o segmento em que atua.
Certamente, você já ouviu histórias sobre espionagem — muitas empresas usam meios antiéticos para garantir vantagens competitivas. Entretanto, apesar de ser uma forma fácil de alcançar os objetivos, existem maneiras legítimas de liderar o mercado e garantir eficiência organizacional.
Neste artigo, ensinaremos como alcançar esses resultados por meio da inteligência competitiva. Vamos lá?
O que é inteligência competitiva?
Inteligência competitiva é o monitoramento sistemático de fatores intrínsecos e extrínsecos dos processos de negócio.
Com informações precisas de questões internas e, principalmente, sobre as ações de concorrentes diretos e indiretos, é possível determinar quais são as estratégias e decisões mais acertadas para contemplar melhores resultados.
A inteligência competitiva se concentra em cinco categorias básicas de informações relacionadas aos aspectos externos:
- avaliação estratégica — quais são as principais táticas usadas pelos concorrentes?
- análise operacional — como os seus concorrentes trabalham?
- percepção do mercado — como os clientes percebem seus concorrentes?
- capacidade tática — quais os diferenciais competitivos da concorrência?
- perspectivas de mercado — quais as características do mercado em que você e seus concorrentes atuam e quão aptos eles estão para acompanhar as mudanças econômicas?
Embora a inteligência competitiva se concentre na coleta de informações sobre a concorrência e outros agentes externos, a empresa também deve capturar e analisar dados de processos internos.
Essa avaliação dá uma ideia de como está o desempenho de sua empresa, em quais aspectos o negócio se destaca e quais gargalos demandam maior atenção.
Por esse motivo, um dos métodos mais eficazes e usados para criar uma estratégia de inteligência competitiva é a análise SWOT. Essa ferramenta de gestão é muito usada em vários projetos, uma vez que ela possibilita a observação de aspectos internos e externos para criar táticas de gestão mais acertadas.
SWOT é um acrônimo para Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças). No Brasil, essa ferramenta também é conhecida como matriz FOFA, em sua tradução.
Enquanto as forças e as fraquezas se referem às características internas da organização, as oportunidades e ameaças estão relacionadas aos fatores externos.
A análise abrange fatores mercadológicos, acerca de fornecedores, clientes, concorrentes e até o macroambiente econômico em que o negócio está inserido.
Além disso, permite reconhecer gargalos internos, como falta de motivação organizacional, infraestrutura desatualizada ou atrasos nos processos produtivos.
Por isso, essa é uma maneira de elencar e avaliar os fatores mais pertinentes para ganhar vantagens competitivas e combater falhas que interferem nos resultados almejados.
Quais as vantagens dessa estratégia?
A inteligência competitiva elimina um dos principais fatores de gargalos nas empresas: os “achismos” organizacionais. Com informações precisas e pertinentes, você passa a analisar fatos, e não suposições.
Obter informações atualizadas também é um desafio, mas por meio delas, é possível implementar mudanças para garantir a competitividade do negócio e se adaptar facilmente a qualquer tendência ou atualização do setor.
A IC também melhora o ROI de investimentos, projetos e esforços de vendas e de marketing.
Isso porque ela auxilia na busca por gargalos e lacunas que devem ser otimizados ou combatidos, além de evidenciar vantagens competitivas e características positivas que devem ser potencializadas.
Outro benefício é poder economizar tempo e investimento para a tomada de decisão, o que automaticamente também aumenta o ROI de qualquer estratégia.
No lançamento de novos produtos e serviços, por exemplo, ter inteligência competitiva significa otimizar o tempo de chegada dos itens no mercado.
Ter a capacidade de prever o comportamento dos concorrentes é uma grande vantagem, pois você pode se diferenciar de alguma forma ou antecipar uma demanda específica.
A análise de inteligência competitiva pode prover percepções sobre oportunidades de negócio, principalmente, quando relacionadas às características geográficas.
Além disso, os sinais do mercado e de outros players garantem insights que podem ser decisivos para a permanência da empresa na disputa por market share.
Uma empresa pode ter grande vantagem se segmentar mercados inexplorados pela concorrência ou alcançar públicos exclusivos.
Com inteligência competitiva, a empresa também será capaz de:
- reduzir a imprevisibilidade do mercado;
- potencializar a eficiência e, consequentemente, a receita;
- fortalecer processos de inovação;
- aumentar a tangibilidade dos resultados.