Com o avanço da tecnologia, todos os setores passam por mudanças que tendem a tornar os processos mais práticos, integrados e seguros. Não é de hoje que a questão burocrática brasileira é um problema para empresas e consumidores, mas temos caminhado para melhorias significativas nesse aspecto. Uma delas é a NFCe, que vem sendo implantada gradativamente desde 2013, e cuja obrigatoriedade no Rio de Janeiro está se aproximando. Entenda mais sobre esta mudança:
O que é NFCe?
A Nota Fiscal de Consumidor eletrônica é um documento digital que substituirá as notas fiscais de venda a consumidor (modelo 2) e o cupom fiscal emitido pela impressora fiscal (ECF).
Já está disponível?
Desde 1 de Julho de 2013 a emissão estava liberada para os estabelecimentos que desejassem optar de forma voluntária, passando a ser obrigatória em datas diferentes para cada estado.
A transição é obrigatória?
No Rio de Janeiro, a adesão de empresas do Simples Nacional com receita em 2014 superior a R$360.000,00 passou a ser obrigatória no início do ano passado (2015). A partir de Janeiro de 2017 a mudança se torna obrigatória para todas as empresas do estado do Rio de Janeiro.
Consulte aqui o calendário de obrigatoriedade do seu estado
Quais as vantagens?
· Ausência de necessidade de impressora fiscal;
· Redução de tempo de guarda;
· Flexibilidade na expansão dos pontos de vendas;
· Integração de plataformas de vendas físicas e virtuais;
· Maior controle organizacional, com dados armazenados digitalmente;
· Uso de novas tecnologias (você poderá emitir e receber Notas Fiscais de qualquer lugar a qualquer momento);
· Simplificação dos processos (dispensa de impressão de Redução Z e Leitura X, Lacres, Cessação etc);
· Consumidor poderá conferir autenticidade e validade em tempo real.
Por que devo fazer a transição logo?
Esperar para o processo se tornar obrigatório fará com que você tenha um prazo menor para se adequar, podendo gerar erros graves para sua empresa. O ideal é realizar o processo de forma gradual, de modo que a adequação se dê de forma eficaz e você possa desfrutar dos benefícios da mudança o quanto antes em seu negócio. Além disso, a mudança se tornará obrigatória no Rio de Janeiro muito em breve, e deixarão de ser lançadas atualizações dos emissores de notas impressas.
Como começo a emitir NFCe?
Os requisitos básicos para estar apto para a emissão são:
· Certificado Digital de Pessoa Jurídica;
· Credenciamento no SEFAZ (autorização para emissão);
· Código de Segurança do Contribuinte (Token – Fornecido pelo SEFAZ no credenciamento);
· Inscrição Estadual regular.
Se você já possui os requisitos básicos, tudo o que você precisa é de um Programa Emissor de NFCe e um computador conectado à internet.
Nosso sistema já está integrado e apto a emitir a nova modalidade de Notas Fiscais. Se você ainda não possui um software emissor de NFCe, entre em contato e solicite uma demonstração do MyHeaven.