Share on whatsapp
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin

Os impactos da Covid-19 nas PMEs

A situação econômica do Brasil tem características únicas. Talvez pelo tamanho do nosso continente e pela história recente, somos um país em construção, cheio de oportunidades e adversidades. Para quem está empenhado neste trabalho, é uma viagem repleta de cenários e vibrações. Especialmente para as pequenas e médias empresas, esta é a força motriz da criação de novos empregos no país, e existem alguns desafios especiais que tornam o comportamento empreendedor muitas vezes heróico.

Nos últimos meses, com a pandemia Covid-19, vimos mudanças drásticas na dinâmica econômica global e no comportamento do ambiente de negócios.  Segmentos de mercado tiveram grande impacto no curto prazo e agora se preparam para retomar as atividades. Sendo as micro, pequenas e médias empresas as mais afetadas. 

No entanto no Brasil, a pandemia do coronavírus mudou o funcionamento de 31% (5,3 milhões) das pequenas empresas e outras 58,9% (10,1 milhões) interromperam suas atividades temporariamente. Os dados são da Pesquisa “O impacto da pandemia de coronavírus nos pequenos negócios“, realizada pelo Sebrae em abril de 2020.

Mas podemos observar que o novo funcionamento das pequenas empresas se desenvolveu rapidamente. O home office, ou trabalho remoto, é um dessas novas práticas. Outra nova prática é o desenvolvimento de novos produtos e serviços e a migração para modelos de venda ou atendimento online e por delivery.

Contudo a determinação do governo foi o motivo que levou a suspensão das atividades de 79% das empresas que deixaram de funcionar. Os outros 21% decidiram parar por conta própria.

Compartilhar
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Equipe da Tec Software

Equipe da Tec Software

Este conteúdo foi escrito pela equipe da Tec Software, composta por especialistas.

Quer estar por dentro das últimas novidades? Assine!