Como se adequar às mudanças de comportamento dos consumidores?
Está é uma dúvida recorrente em muitos negócios, sabemos que a tecnologia não para, mal nos acostumamos com alguma tendência e outra novidade já está diante de nós.
Pensando nisso o Phygital pode ser a solução! Uma novidade que representa o presente é o futuro.
É importante que entendam esse conceito e elaborar boas estratégias para os seus clientes. Caso contrário, perderão espaço rapidamente. A integração entre os meios offline e online se mostra cada vez mais relevante.
Mas afinal, o que é o phygital e por que ele é o futuro na relação com os consumidores?
Nesse artigo, você vai entender melhor o que é phygital, como surgiu, quais suas principais vantagens e qual impacto na experiência do consumidor.
Continue a leitura!😄
Compreenda, o que é phygital?
Primeiramente, é preciso compreender o que, de fato, é o phygital. A palavra é uma junção de physical (físico) e digital. Agora fica muito mais fácil compreender o conceito, não é mesmo?
De forma resumida, nada mais é do que a integração entre o mundo físico, com o mundo digital. Sim, há uma incorporação das funcionalidades do digital dentro da experiência física do cliente e o inverso também ocorre.
Ele envolve esses dois universos, o offline e o online, na experiência do consumidor, tornando-a ainda mais especial e atrativa.
Nessa abordagem, é importante que as empresas pensem em ações de marketing 4.0 para alcançar seus clientes antigos e em potencial, sem deixar de levar em conta as múltiplas plataformas disponíveis e, claro, o bom relacionamento com o consumidor.
A transformação do mercado
Agora que você já sabe o que é o phygital, chegou a hora de falarmos sobre como esse conceito está modificando o mercado como um todo. Atualmente, não é muito comum ver grandes empresas operando somente em um meio, concorda?
Pense na Amazon, por exemplo, que oferece, ao mesmo tempo, livros online e impressos. Isso faz com que ela atinja não somente tipos de consumidores específicos e diferenciados, mas também um mesmo indivíduo que quer ter experiências diversificadas com um produto.
Essa é uma das tendências no atendimento ao cliente: integrá-lo de todas as formas e com várias ferramentas existentes, preenchendo suas demandas de maneira mais completa.
Afinal promover uma boa experiência do consumidor é importante em qualquer canal de venda, online ou offline, mas o phygital pode contribuir com essa percepção de forma mais intensa. Proporcionar uma experiência phygital ao consumidor é importante pois ela aprimora a experiência dele com a marca.
Dessa forma, o cliente precisa ter suas necessidades atendidas em todos os canais e de forma integrada. Hoje, com as tecnologias disponíveis, não é mais aceitável, sob o ponto de vista do consumidor, ser forçado a realizar uma tarefa, obrigatoriamente, em apenas um canal específico.
Ou seja, o consumidor precisa ter a possibilidade de realizar o que deseja em qualquer canal de atendimento, seja físico ou digital e, se desejar, nos dois ao mesmo tempo. Tudo isso para tornar a experiência fluida e o atendimento mais ágil e qualificado.