Sim! Já está na hora de pensarmos em 2022.
Nos últimos anos passamos por muitas mudanças e por mais que ainda fiquemos preocupados com o que pode acontecer é importante pensar no futuro e nos planejar para conseguirmos nos destacar no próximo ano.
Sendo assim, faltando apenas menos de um mês para o ano acabar, o melhor momento para reavaliar o plano estratégico da sua empresa é agora. Por isso, antecipe as adversidades e aproveite as oportunidades com um planejamento bem estruturado.
Ainda não sabe como fazer? Continue a leitura e saiba como realizar o planejamento empresarial da sua empresa pensando nas oportunidades que 2022 oferecerá.
Qual a importância do Planejamento Empresarial?
Para uma empresa atingir os resultados esperados, é imprescindível que todas as atividades operacionais sejam planejadas com antecedência e executadas em um determinado período de tempo.
Sendo assim, é primordial para o sucesso da empresa ter um planejamento de todas as ações bem estruturado para ter uma melhor administração do tempo e dos recursos necessários, focando sempre no que é realmente importante ao longo prazo, e no que trará mais prosperidade para a organização.
Além disso, o planejamento ajuda a entender as mudanças tanto no ambiente externo, quanto interno, a identificar possíveis problemas no processo e a identificar oportunidades de melhoria do negócio.
Portanto, mesmo que o mercado passe por um momento de instabilidade, isso não invalidará o plano que orientará o trabalho da organização nos próximos anos.
Conheça os tipos de Planejamento Empresarial
O planejamento empresarial abrange várias áreas dentro de uma empresa, nesse contexto, o ideal é abranger todas elas. Confira quais são essas áreas:
Plano estratégico
Fazer um plano estratégico de longo prazo é importante para definir os principais objetivos e o caminho de crescimento do negócio.
Portanto, quanto mais detalhada for a análise e inserção das oportunidades de negócios, melhor, pois é por meio dela que serão definidas as metas e objetivos da organização.
O planejamento estratégico deve ser feito por uma pessoa com capacidade de liderança, pois ela possui mais experiência e segurança para determinar as ações e tomar as decisões sobre o futuro da organização.
Plano financeiro
O plano financeiro é um documento que organiza os recursos financeiros de uma organização. Por meio dele é possível formular estratégias e metas considerando o controle de custos, as projeções de receita e o fluxo de caixa.
Além disso, com um plano financeiro bem definido é possível prever circunstâncias que podem interferir ou prejudicar os recursos financeiros de uma empresa.
Para realizar um plano financeiro eficiente, as entradas e saídas de caixa devem ser rigidamente fiscalizadas, permitindo o controle e conhecimento sobre o financeiro da organização.
Plano tático
Ao contrário do planejamento estratégico, o plano tático tem como foco ações de médio prazo, ou seja, realiza o planejamento das funções de seus colaboradores, e da parte operacional.
Esse tipo de estratégia é essencial e deve ser eficiente, ainda mais se tratando de um contexto de pandemia, onde muitos colaboradores estão trabalhando em regime home-office.
Plano operacional
O planejamento Operacional envolve a elaboração de tarefas, cronograma e prazos para realização e conclusão eficiente das atividades da empresa, ou seja, é um plano que deve ser feito a curto prazo.
Esse tipo de plano define o caminho que a organização deve seguir para manter as operações do negócio em dia a partir de um fluxo de trabalho eficaz e seguro.
Como realizar o planejamento empresarial 2022
Agora que você já sabe o que é o planejamento empresarial e qual a importância dele para o crescimento da sua empresa, chegou a hora de conhecer as etapas para colocá-lo em prática. Confira:
Tenha diagnóstico do ano anterior
Ter um diagnóstico dos dados do ano anterior da sua empresa, é uma forma eficaz de compreender o desempenho da sua empresa neste ano.
Por meio dele, você conseguirá visualizar os problemas, os indicadores financeiros, as vendas, o crescimento e também poderá ter uma análise do desempenho de suas equipes.
Portanto, o diagnóstico do ano anterior ajuda a visualizar quais metas foram determinantes para a sua empresa. Por meio dele é possível visualizar quais metas foram alcançadas e quais não foram, assim como quais estratégias foram eficazes e quais não foram.
Ciclo PDCA
Aplicar o ciclo PDCA é a segunda etapa do planejamento. O ciclo PDCA é uma ferramenta de gestão que ajuda a otimizar os processos de uma empresa a fim de atingir um alto desempenho. O ciclo inclui quatro operações principais:
- Planejar: significa definir metas e métodos organizacionais;
- Fazer: significa implementar as operações conforme o planejado;
- Checar: significa supervisionar os trabalhos realizados na empresa;
Agir: significa tomar decisões com base em fiscalizações.
Neste último, inclusive, também é importante avaliar as estratégias e implementar mudanças quando necessário.
Análise SWOT
A Análise SWOT ou Matriz FOFA, permite avaliar os cenários internos e externos de uma empresa, orientando quais as vantagens e desvantagens que devem ser considerados na hora de executar as estratégias.
Os termos da sigla são:
- Forças (strenghts): vantagens e desvantagens de uma empresa;
- Fraquezas (weaknesses): características que podem prejudicar uma empresa;
- Oportunidade (opportunities): fatores externos que beneficiam e contribuem;
- Ameaças (threats): impactos negativos decorrentes de fatores externos.
Para criar uma análise SWOT de qualidade, primeiro é preciso entender a sua empresa, bem como os detalhes dela
Tenha mais eficiência no seu Planejamento Estratégico
Agora que você já sabe como realizar um planejamento estratégico eficiente para 2022, é muito importante que a sua empresa sai na frente e conte com um sistema de gestão empresarial.
Um sistema de gestão, software ERP, otimiza todas as rotinas gerenciais de um negócio, mantendo todos os processos e setores da empresa integrados em um único local.
Um sistema integrado permite fazer um melhor monitoramento e administração dos diversos setores de uma empresa.
Por meio dele é possível fazer o compartilhamento de informações e dados entre as equipes, de forma atualizada e precisa, gerar mais economia, tempo e tomar decisões mais assertivas.