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Qualificação de Leads no Facebook

As redes sociais, especificamente o  Facebook, são ótimas plataformas para iniciar relacionamentos com potenciais clientes, gerando leads qualificados para a empresa. Mas, para que essa ação ocorra é necessário que a empresa desenvolva estratégia e identifique as oportunidades da plataforma.

Não basta se aproximar de usuários com poucas chances de conversão, o ideal é encontrar aqueles que estejam mais dispostos a fecharem negócio com sua empresa.

Para que isso seja possível, existe o processo de qualificação dos leads, que vai fornecer maior precisão e eficiência para o seu departamento de vendas, aumentando as chances de conversão.

Diante disso, neste artigo falaremos como a rede social do Facebook pode contribuir para geração de leads, a partir das etapas do funil de vendas, bem como para o processo de qualificação e conversão. Confira os detalhes a seguir! 

O Facebook Ads: conheça a plataforma para leads

Antes de falarmos sobre o lead propriamente, é importante conhecer como funciona o Facebook Ads. 

Afinal, por meio dessa plataforma é possível criar campanhas pagas que contribuem para que a empresa atinja públicos específicos, atraindo-os para a jornada, tendo um alcance maior e mais segmentado, visto que várias características do público podem ser consideradas ao iniciar os anúncios. 

Essa campanha é criada a partir do conhecimento e segmentação do público-alvo de uma empresa, levando em conta a etapa que essa pessoa se encontra no funil de vendas (se ainda não conhece seu negócio, se está indecisa em relação ao produto ou se já deseja comprar). 

A partir disso, Facebook Ads disponibiliza uma opção na qual a empresa sinaliza a intenção de gerar leads, especificando gostos, costumes e se já houve interação com a marca. Estamos falando sobre o Facebook Leads Ads. 

Essa ferramenta pode ser utilizada como uma importante ação do Marketing Digital, captando leads a partir das redes sociais. 

Isso é necessário para que a empresa tenha um relacionamento e interação de maior valor, direcionando as campanhas para os usuários com maior potencial de venda, pensando também no aumento da taxa de conversão. 

Dessa forma, fica mais fácil para sua empresa segmentar o público que é foco da sua campanha, entendendo-o melhor, assim como ter clientes potenciais para o seu negócio. 

Para utilizar essa ferramenta, é importante seguir alguns passos, que são:

  • Entrar no Facebook;
  • Criar uma campanha;
  • Clicar na parte de objetivos, na aba “Geração de cadastros”;
  • Configurar a ferramenta para os anúncios direcionados a leads;
  • Criar uma landing page para cadastro do usuário. 

O interessante de realizar essa ação é que sua campanha pode ser compartilhada no Instagram Ads, já que essas redes possuem um vínculo, melhorando o alcance e as oportunidades.

Minimize o custo para geração de leads

Você deve saber que a geração de leads no Facebook tem um custo para sua empresa e, apesar de ser mais flexível que em outros canais, é importante conhecer algumas dicas que ajudam a economizar durante a criação de campanhas. Confira os detalhes a seguir!  

Primeiro, é fundamental que sua empresa crie uma segmentação, que além de melhorar o ROI (Retorno de Investimento), torna as campanhas efetivas e reduz o custo de investimento necessário para ter um bom retorno, considerando apenas o nicho de atuação.

Lembre-se que existe um perfil de pessoas que estão mais próximas de comprar em sua empresa, ou que apresentam os mesmos interesses em relação ao negócio e identificar isso é necessário.

É muito importante que sua oferta atinja um público que se familiarize com o negócio e não alguém que não se interessa pelo tema. Por isso, conhecer as etapas do funil de vendas e os clientes que estão em cada uma delas também torna-se essencial, direcionando os contatos mais adequados para cada fase.

Nesse momento também é importante pensar no tipo de oferta que será oferecida ao cliente, já que algo atraente consegue captar melhor a atenção das pessoas. 

Por isso, oferecer conteúdos ou ferramentas de forma gratuita, demonstrando um pouco mais do serviço, de modo a criar desejo, é bastante interessante para o público que também passa a confiar mais na marca. 

Para que essa oferta seja atraente, é fundamental que sua empresa invista em marketing de conteúdo e identifique ações que sejam de interesse do público e possam contribuir com a jornada de compra, sem comprometer o negócio, como conteúdos mais específicos ou mesmo planilhas simples.

Por meio dessa estratégia, é possível produzir um conteúdo relevante e de qualidade, além de apostar na diversidade de assuntos e suportes que podem ser prestados, já que é possível criar um webinar para discutir um tema, um infográfico com conteúdo informativo, um vídeo curto, dentre outros. 

Além disso, para cada ação que for realizada em sua empresa, é essencial mensurar os resultados. Mas o que isso significa? Imagine que sua empresa atua com campanhas pagas, como anunciar no Google Ads e deseja melhorar o ranqueamento no seu site com essa ferramenta de pesquisa. 

Ao criar uma campanha, é possível inserir os objetivos da empresa e, depois, é necessário verificar se esses objetivos foram alcançados para que ajustes sejam realizados. 

Para isso, as próprias ferramentas disponibilizam insights diversos, demonstrando quantas pessoas chegaram à página a partir da propaganda e quais dessas adquiriu um produto, por exemplo. Exatamente por isso, é crucial já ter os objetivos e métricas estabelecidas antes de iniciar as campanhas, permitindo aprimorar o que for necessário ou iniciar novas estratégias, conforme o desempenho observado.

Por isso, no Facebook Leads é importante identificar a taxa de cliques, a conversão, quantas pessoas preencheram sua landing page, dentre outras métricas que são essenciais para identificar o resultado da sua campanha. 

Assim, as ações se tornam cada vez mais efetivas e, consequentemente, a atração de leads e a sua qualificação se torna ainda mais adequada para a conversão, ampliando as oportunidades de negócio.

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Equipe da Tec Software

Equipe da Tec Software

Este conteúdo foi escrito pela equipe da Tec Software, composta por especialistas.

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