Você sabia que hoje é possível realizar vendas pelo WhatsApp? Isso mesmo! Uma ferramenta que, aparentemente, é apenas para conversas entre amigos, pode se tornar um grande canal de vendas para o seu negócio, e o melhor, te aproximar ainda mais do seu público.
A maneira de como vender via WhatsApp é a mesma. É só uma questão de se adaptar a alguns detalhes importantes, afinal, as etapas do processo de vendas não mudam só porque você mudou de canal, não é mesmo?
Se você entende que esse é um canal com grande potencial de mercado e que pode ser um meio para impulsionar suas vendas, então, continue lendo este material. Vamos falar sobre algumas estratégias que podem ser facilmente aplicadas e trazer grandes resultados para o seu negócio. Vamos lá?
Entenda a ferramenta
Existem no Brasil mais de 120 milhões de celulares com acesso à internet. Desses, 98% possuem o aplicativo do WhatsApp instalado. O potencial de mercado para vendas utilizando este aplicativo é enorme.
Mas é claro que não basta apenas ter potencial, é necessário ter um canal de qualidade no contato com seus clientes e pra isso você pode utilizar as próprias particularidades que a ferramenta proporciona.
Portanto estude as opções que a ferramenta te dá e procure formas de utilizar a favor do seu negócio, por exemplo os grupos de WhatsApp, ali você poderá conhecer várias pessoas com um perfil que pode ser correspondente aos clientes ideias do seu negócio.
Mande mensagens, não SPAM
Muitos acham que falar com o maior número de pessoas ao mesmo tempo são as melhores formas de se vender algo, mas o que mais cativa os clientes é a mensagem certa, na hora certa.
Enviar uma mensagem personalizada com um agrado a quem se cadastrou no site ou dedicar tempo para enviar uma mensagem especial para os clientes em datas comemorativas são maneiras mais eficientes de gerar conversão.
É claro que para otimiza seu tempo e aumentar a produtividade, as listas de transmissão devem ser criadas de forma personalizada, assim como as etiquetas. Dessa forma vai enviar uma única mensagem para o público correspondente ao conteúdo que pretende ser enviado.
O mais interessante dessa estratégia é que os seus clientes vão receber uma mensagem individual, como se cada frase foi pensada de acordo com os seus objetivos e desejos. Então, evite usar palavras no plural e tente sempre mostrar que aquela experiência é única.
Além disso, informações sobre pagamentos e rastreio são sempre bem-vindas a quem realizou uma compra.
Teste os seus bots e treine seus atendentes
A pior coisa é se envolver em uma conversa com bots que não levou a nada? Isso é completamente desagradável e afasta o consumidor.
Portanto, caso deseje utilizar robôs nas conversas, certifique-se de que ele está pronto para diversas situações e também deixe claras as opções possíveis. Além disso, é necessário que as mensagens programadas sejam coerentes com a linguagem da empresa.
Mas caso houver integração com um atendente humano, mostre ao consumidor o processo de transição para que ele sempre saiba com quem está conversando.
Lembre-se de treinar a equipe para dar instruções claras e lidar com adversidades é o mínimo que se deve fazer para vender no WhatsApp com uma excelente taxa de conversão.
Porque afinal quando um cliente busca o WhatsApp é porque ele tem dúvidas ou quer suporte na venda. Não auxiliá-lo da maneira devida, trazendo opções, opiniões ou conteúdos que auxiliem na tomada de decisão, só fará com que ele se afaste da plataforma.
Tenha agilidade no atendimento
Hoje a velocidade é o que todos esperam no atendimento. Quando a resposta inicial passa de 10 minutos, a taxa de conversão cai e muito.
É claro que nem sempre compensa um atendimento 24 horas por dia ou sete dias por semana, mas, em caso de mensagens fora do horário de atendimento, é necessário mostrar de forma clara ao consumidor os horários em que ele pode ser atendido.
Usando por exemplo mensagens pré-programadas com antecedência no WhatsApp.
Lembre de divulgar o seu contato
Se você chegou até aqui, entendeu cada processo e mais que isso, vai aplicar em seu negócio para aumentar as vendas pelo WhatsApp, ótimo trabalho. Porém, ainda existe uma etapa fundamental, a divulgação do contato da sua empresa.
As pessoas precisam saber que também existe esse canal onde elas podem entrar em contato, por isso, é necessário criar estratégias para atrair novos consumidores para a sua rede.
Deixe evidente nas redes sociais, e-mail, site, imagens, vídeos, entre outros, que também existe esse canal para tirar dúvidas e realizar compras. Ofereça cupons de descontos, ebooks, materiais ricos, por meio de landing pages, onde para ter acesso é deixar o contato e outras informações importantes para o seu negócio.
Todas estratégias podem ser aplicadas e trazer grandes resultados para o seu negócio. Agora que você já sabe como realizar vendas pelo WhatsApp, que tal melhorar ainda mais as suas estratégias de Marketing Digital e seu E-commerce para ajudar a potencializar seus resultados? Clique no botão abaixo e saiba mais!